top of page

Verão Balcã: Festivais 2019

Viajando um total de 9.000 quilômetros numa van Renault de 1986, chamada Veda, o CromaSomos cruzou de Lisboa ao outro extremo da Europa para os países Balcãs, para participar em 7 festivais, da Romênia à Itália, levando experimentos CromaSónicos para instigar os sentidos e os sentimentos, sendo com sets de música, soundpainting, instalações de arte, oficinas e laboratórios expontâneos.


Girassóis e o Sol Nascente: Chegando à Romênia a bordo da Veda.

Guilherme Aguiar, Vix Morã e a Mixirica (uma gatinha) estiveram presentes durante toda a jornada, que começou com Rezm Orah e Dasha Lavrennikov, contando ainda com a companhia de inesperadas visitas pelo caminho.




WAHA FESTIVAL: LABORATÓRIO DE SENTIMENTOS

TRANSYLVANIA, ROMANIA


Um laboratório inusitado aconteceu na Galeria de Arte 'Agora' do Festival WAHA, em meio às florestas da Transylvania, um laboratório sobre sentimentos, feito por cientistas-palhaços. Os participants identificaram formas e cores em essências aromáticas, assim como em 'pequenos sonhos' que pintavam formas e cores específicas no imaginário de cada.



SONS OF GAYA: PINTANDO A MÚSICA


Experiência de música e pintura ao vivo com a Romena Lizzie Wonder no Didgeridoo e Hang Drum e Vix Morã na guitarra elétrica e estação de 'loops'. O artista plástico Guilherme Aguiar e os Romenos Rube e Rodica pintavam ao vivo cores e formas que sentiam na música.







TRANSYLVANIA CALLING: CIRCO SINESTÉSICO DOWNTEMPO

ROMÊNIA


Em meio a uma natureza exuberante, o CromaSomos trouxe um verdadeiro 'Circo Sinestésico Downtempo' para o palco Chill Out deste renomado festival Europeu, uma experiência interativa conduzida por 3 horas de música original e composta ao vivo, com base em cartas contendo cores e formas que eram escolhidas pelo público, contando ainda com dança ao vivo, soundpainting e com pintura em corpos e tecidos, de acordo com os sentimentos percebidos na música.


Lizzie Wonder (Ro) e Vix Morã (Br) trabalharam nos loops e grooves com hang drum, didgeridoo, guitarra elétrica e mais. Guigs (Br) e Rube (Ro) pintavam o que sentiam pela música ao vivo, enquanto a Alina e Gab (Ro) dançavam as formas e cores que ouviam.


Oiça o nosso set em:






TRANSYLVANIA CALLING: WORKSHOP


Este laboratório de despertar sensorial veio como seguimento da nossa apresentação no palco Chill Out, dando às pessoas a oportunidade de se aprofundarem mais no nosso estudo, e perceberem nos seus próprios corpos as relações intrínsecas entre as cores, as formas, os cheiros e a música.


Para esta experiência utilizamos como fio condutor as Cartas Cromasónicas, um produto original com base na pesquisa do CromaSomos e produzidas por Guilherme Aguiar e Vix Morã, que se mostraram uma forma intuitiva, divertida e eficaz de comunicar sentimentos e sensações específicas em diferentes disciplinas da arte.


A parte musical foi conduzida por Vix Morã e Lizzie Wonder, com Guilherme Aguiar na pintura e Alina Ioana no movimento.





7 CHAKRAS: LABORATÓRIO NR. 47

TOSCÂNIA, ITÁLIA


Este Laboratório Interativo, instalado na Galeria de Arte do festival 7 Chakras, trouxe experimentos sinestésicos apelativos a diferentes sentidos, com a intensão de tornar as pessoas mais conscientes sobre certas relações sinestésicas que costumamos fazer mesmo sem nos darmos conta.


Em particular, numa instalação estudamos as cores percebidas numa sequência de essências aromáticas selecionadas para serem o mais diversas possíveis, na qual as pessoas atavam nós em fios coloridos por baixo de cada frasco.


Realizamos duas outras instalações onde as pessoas associavam cores a objetos abstractos, numa associando as cores a certas palavras e formas, e outra estudando em particular algumas propriedades especiais do vermelho e do azul, cores que têm demonstrado uma maior disparidade através das experiências que realizamos anteriormente.


Instalação realizada em grande parte com materiais reciclados no local.





ARTE DE RUA


Ao longo da nossa jornada, e à parte dos festivais dos quais participamos, realizamos também diversas apresentações pelas ruas dos países pelos quais passávamos, que incluíam música, malabarismo com fogo, pintura ao vivo, dança e mais, muitas vezes em colaboração com artistas locais.


Abaixo, uma destas apresentações, por Vix Morã com loops musicais e malabarismo de fogo, Guilherme Aguiar na pintura ao vivo e com um artista local. Registro pela produtora Romena Rodica Elena Der.




Iniciamos a nossa temporada com o festival Dakini, no mar negro Romeno, logo para a Transylvania, onde participamos no WAHA Festival, Sons of Gaya e Transylvania Calling. Após a nossa "frutuosa" estadia na Romênia, viajamos à Toscânia, na Itália para o Festival 7 Chakras e logo à vizinha Albânia para levar as nossas cores a um encontro da família Arco-íris.





bottom of page