top of page

Neuro Cromática: Conexão Arte-Ciência

Pesquisa iniciada em 2020, em andamento

Lisboa - Belo Horizonte


A convite do grupo de profissionais da saúde Agente Activos da Felicidade (AAF) e em parceria com o Laboratório de Interação Mente-Matéria com Intenção Terapêutica (LIMMIT), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o CromaSomos está trazendo sua teoria e pesquisa sobre a relação entre as notas musicais, os sentimentos e as cores para uma pesquisa que une a arte e ciência, para aprofundar num tema de crescente interesse por pesquisadores e programadores de todo o mundo: como entender e capturar os sentimentos humanos usando o avanço da tecnologia.


Acima, encontro introdutório no LIMMIT entre Vix Morã e os cientistas Marbrisa Oliveria, Prof. Dr. Mário Simões, e Dr. Francisco Esteves, e a primeira sessão de experimentos com Marbrisa Oliveira, Dr. Francisco Esteves, Nilton Maia e Vix Morã.


EXPERIMENTOS


Realizamos duas sessões de experimentos introdutórios, utilizando um electroencefalograma (EEG) cedido pelo LIMMIT, que mede as frequências emitidas pelo cérebro, enquanto o pesquisador musical Vix Morã produzia sons com a intenção de provocar cores e sentimentos específicos relativos aos diferentes extremos do Mapa de Sentimentos CromaSomos (ver Código de Cores).


Na primeira sessão utilizamos um aplicativo existente no mercado, que se mostrou demasiado simples para o nível de precisão necessário para capturar sentimentos. Na segunda sessão Vix Morã e Nilton Maia, programador parceiro do CromaSomos, adaptaram um programa que já vinham desenvolvendo, Croma Sónic, que transforma as frequências da música em cores, para traduzir as frequências recebidas do cérebro pelo EEG em cores, o que foi testado com sucesso sob a supervisão do neurocientista do LIMMIT Francisco Esteves.


Atualmente estamos escrevendo um projeto para a captação de fundos para viabilizar a continuação desta pesquisa.



VIDEO: Primeira Experiência, Lisboa, 2020



bottom of page