Croma 2020 6x6.png

O Código de Cores

O Código de Cores é a pesquisa que deu origem ao CromaSomos, em andamento desde 2008,, buscando a compreensão sobre a conexão intrínseca entre os sentimentos e estímulos sensoriais que os provocam, permitindo a comunicação não-verbal e intuitiva entre artistas, crianças e terapeutas, assim como estabelecer uma ponte entre os sentimentos e a tecnologia.

Este método nasce quando o pesquisador de arte luso-brasileiro Vix Morã desenvolve um código que contempla os tons das cores em relação com as notas da música no qual ambas comunicam os mesmos Sentimentos, tendo em conta relações intuitivas e sensoriais assim como o embasamento científico. Partindo do princípio que se ambos os fenómenos da música e das cores comunicam diretamente e claramente com os sentimentos, então os nossos sentimentos devem por obrigação ser proporcionais às notas de música e às cores.

Em 2019, a primeira edição do livro O Código de Cores, que se encontra disponível abaixo, foi publicada independentemente por Vix Morã, que além do Código de Cores em si, traz também o Mapa de Sentimentos, um conceito desenvolvido com base nas experiências do CromaSomos, para explicar o equilíbrio de forças elementais que governam os sentimentos, um conceito central nas nossas experiências, oficinas e apresentações.


Vix Morã está atualmente trabalhando na versão final do livro, que levará aos limites da filosofia e da arte esta busca pela compreensão holística dos nossos sentimentos e dos estímulos físicos que os provocam, embasando-se em conceitos atemporais provindos das grandes civilizações do passado, assim como em obras clássicas da ciência ocidental. 

 Mapa de Sentimentos 

Relações elementais entre as Cores e os Sentimentos. A coordenada 'X', do Azul ao Amarelo representa o plano Físico, do frío ao calor. A coordenada 'Y', do Vermelho ao Rosa, representa o plano Espiritual, da tensão à sutileza.

O Código

Representação das 12 notas de música  tendo em conta as 7 cores principais para a nossa psicologia. Os números correspondem aos tons de música, o verde, ou zero, sendo o tom principal, ou 'nota mãe' de qualquer composição específica.

O Código de Cores: O Sonho (Parte 1)

​Por Vix Morã, 2019. Versão Inglesa.

 
Cromasomos Logo Color Flower

Newsletter

Subscreva à nossa Newsletter para ser avisad@ quando a edição completa do Código de Cores estiver pronta, assim como para saber da exposições, experiências e das novidades da pesquisa  CromaSomos em primeira mão.

Faça parte desta descoberta!

  • Instagram
  • Flickr ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Através da arte, acessamos  sentimentos verdadeiros e profundos; pela ciência os registramos e mapeamos; e com a filosofia o inexplicável encontra o seu sentido.

Contato

cromasomos@pm.me

+55 (31) 9 84439408

(Telegram/Whatsapp)

Do Brazil & Portugal para o mundo.

Imagens e ilustrações originais: licensa Creative Commons: Attribution-NonCommercial 4.0 International: Vix Mørã, Cromasomos, 2018. Logo e Marca todos os direitos reservados.

Color Code